Matrículas para vagas em cursos técnicos gratuitos com ajuda de custo terminam amanhã

Publicidade

O período de matrículas para as vagas residuais em cursos técnicos gratuitos do Programa Trilhas de Futuro termina nesta terça-feira.

Para quem está em busca de uma formação profissional e ainda não garantiu uma das vagas nos cursos técnicos gratuitos do Trilhas de Futuro, têm agora uma nova oportunidade.

As matrículas começaram na última quinta-feira, dia 19, e as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada, diretamente nas instituições de ensino. O catálogo de cursos com as vagas residuais está disponível para consulta no site trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Nesta etapa, os candidatos devem comparecer diretamente na unidade de ensino de seu interesse e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada. O catálogo de cursos está disponível na internet.

Desta vez, as vagas são para qualquer candidato interessado, mesmo aqueles que não se inscreveram na chamada regular do programa. É importante destacar que nesta etapa de vagas residuais não haverá inscrição pelo site. O estudante deverá escolher a vaga de seu interesse no catálogo e comparecer à instituição de ensino, munido de toda documentação necessária, para realizar a matrícula:

Publicidade
  • Identidade ou certidão de nascimento;
  • CPF do estudante;
  • Comprovante de residência no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade;
  • Declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio;
  • Declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio.
  • Para o estudante menor de idade, é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

Formação profissional e Ajuda de custo

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, que oferta cursos técnicos gratuitos para estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino. Os cursos são realizados por escolas de ensino profissional privadas e públicas previamente credenciadas no programa.

Nesta segunda edição, foram ofertadas mais de 40 mil vagas em todo o estado. Além da formação técnica gratuita, o Trilhas de Futuro oferece também uma ajuda de custo de R$18,00 por dia, para alimentação e transporte. A previsão é que as aulas se iniciem no dia 25 de julho.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Receba as notícias no seu e-mail

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui