Vagas para contratação na rede estadual de ensino de MG já estão disponíveis online

Candidatos inscritos para contratação e convocação temporárias (designação) já podem escolher vagas disponíveis na rede estadual de ensino de MG.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) inicia nesta sexta-feira (5/1) o período de escolha de vagas online pelos candidatos para contratação e convocação temporária de profissionais dos quadros Administrativo e Magistério para atuação nas escolas da rede estadual de ensino em 2024.

Publicidade

Período de escolha das vagas para atuar em escolas estaduais vai até dia 10 de janeiro

Os candidatos devem escolher as vagas referentes às inscrições efetuadas até às 17h da próxima quarta-feira (10/1), de forma online, por meio do site do Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (Siagepe).

Para orientar os candidatos, a SEE/MG enviou à rede estadual uma instrução complementar referente à Contratação/Convocação Temporária Online e Presencial para o Quadro Administrativo e para o Quadro do Magistério de candidatos interessados em atuar no ano letivo de 2024. O documento está em conformidade com as Resoluções SEE nº 4.919/2023nº 4.920/2023 e nº 4.925/2023.

Participam da convocação e contratação online, os candidatos inscritos para as funções: Analista de Educação Básica (AEB), Assistente Técnico de Educação Básica (ATB), Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB), Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE), Especialista em Educação Básica (EEB), Professor de Educação Básica (PEB) Regente de Aulas, Professor de Educação Básica (PEB) Regente de Turma/Eventual/Professor para Ensino do Uso da Biblioteca-Mediador de Leitura (PEUB).

Escolha das vagas e entrega dos documentos

Publicidade

Na rodada inicial, ocorrerá a disponibilização das vagas passíveis de preenchimento. Ao iniciar o processo de escolha online, o candidato deverá indicar a ordem de preferência quanto às Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e às funções para as quais se inscreveu. 

O candidato selecionado no processo online receberá, no e-mail cadastrado no ato da sua inscrição, a informação da unidade de exercício em que deverá se apresentar, munido da documentação comprobatória.

Caso os documentos comprobatórios não estejam em conformidade com a Resolução, a vaga não preenchida retornará ao Siagepe para a rodada subsequente de atribuição de vagas aos não contemplados. O candidato selecionado que não comparecer à unidade de exercício será desclassificado e não concorrerá à vaga na segunda rodada.

O resultado do processo da Convocação/Contratação Online será disponibilizado no endereço eletrônico: https://siagepe.educaco.mg.gov.br

Publicidade

Cronograma

No período de 5 a 10 de janeiro, os interessados deverão fazer a escolha das vagas no Siagepe. Em 22 de janeiro, a partir das 10h, será divulgado o resultado da primeira rodada de atribuições de vagas da convocação/contratação online. Nos dias 23 e 24 de janeiro, ocorrerá a apresentação do candidato da primeira rodada online, na unidade de exercício, com documentação completa para assinatura do QI, do Contrato e do Termo de Convocação, quando for o caso.

A partir das 17h de 29 de janeiro, será divulgado o resultado da segunda rodada de atribuições de vagas. No dia 30 de janeiro, ocorrerá a apresentação do candidato selecionado na segunda rodada online na unidade de exercício, munido de documentos.

A partir de 31 de janeiro, mediante a autorização da vaga e a geração de edital pela unidade de ensino, será iniciada a chamada do processo presencial de contratação/convocação nas Unidades de Ensino para todas as funções previstas na resolução.

Convocação temporária ao Quadro do Magistério

Publicidade

O candidato à convocação temporária poderá inscrever-se para as seguintes funções do magistério: Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE), Especialista em Educação Básica (EEB) e Professor de Educação Básica (PEB) nas modalidades de Ensino Regular, Educação Especial, Educação Integral, Educação Profissional e Conservatórios Estaduais de Música.

Antes de iniciar a inscrição, o candidato deverá certificar-se da existência, na circunscrição da SRE, da função/componente curricular/área de conhecimento, modalidade de ensino e curso, para a qual pretende se inscrever.

Contratação temporária para quadro administrativo

O candidato à contratação temporária poderá se inscrever no Cadastro de Reserva para as seguintes funções do Quadro Administrativo das Unidades da Rede Estadual de Ensino: Analista de Educação Básica (AEB) (Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB).

Antes de iniciar a inscrição, o candidato deverá certificar-se da existência, na circunscrição da SRE, da função na qual pretende se inscrever. O interessado poderá realizar até três inscrições por SRE no Cadastro de Reserva, de livre escolha, observando, no ato da contratação temporária, as normas vigentes para o acúmulo de cargos, conforme previsto em legislação própria.

Publicidade

Veja mais informações e como conferir a Lista de Classificação aqui