Vestibular 2019: IF Sul de Minas oferece mais de 3500 vagas gratuitas

O Instituto Federal do Sul de Minas está com inscrições abertas para o Vestibular 2019, são oferecidas mais de 3.500 vagas gratuitas para toda a região.

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abriu no dia 01º de outubro, as inscrições para o Vestibular 2019/ 1º semestre. Os editais que regulamentam o processo seletivo estão disponíveis no site do Vestibular.

Os candidatos têm até o dia 10 de outubro para pedir isenção de taxa de inscrição. 

Todos os cursos do IFSULDEMINAS são completamente gratuitos, somente a taxa de inscrição é paga.

São 3.500 vagas no total, sendo 3.250 em cursos técnicos e superiores presenciais nos municípios de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. As 300 vagas restantes são para ingresso no curso de Pedagogia ofertado na modalidade a distância.

Faça sua inscrição aqui!

Inscrições

As inscrições vão até o dia 07 de novembro, veja como se inscrever:

Para realizar as inscrições, o candidato precisa acessar, até às 23h59 do dia 07 de novembro, a página vestibular.ifsuldeminas.edu.br/, utilizar os documentos de identificação (RG e CPF) e preencher todos os dados solicitados no formulário.

Ao final do processo, será necessário emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, no valor de R$ 30,00 para os cursos técnicos e R$ 60,00 para cursos superiores.

O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 08 de novembro em qualquer agência bancária ou lotérica. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFSULDEMINAS, já que todos os cursos ofertados pela instituição são gratuitos. Para os candidatos que não possuem acesso à internet, os campi disponibilizarão um computador.

Isenção da taxa de inscrição

O candidato que solicitar o pedido de isenção da taxa de inscrição deve ficar atento ao período de inscrição, que será entre os dias 01 e 10 de outubro. Os interessados devem atender aos requisitos do item 5 do edital. Dentre eles, possuir renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e ter concluído o Ensino Médio e Ensino Fundamental em escola pública ou com bolsa integral em escola privada.

Durante o período estipulado para solicitação da isenção, os candidatos deverão encaminhar requerimento e demais documentos comprobatórios em envelope lacrado à Comissão de Processo Seletivo (Copese) do campus escolhido, pessoalmente, ou via Correios (Sedex com AR). A partir do dia 24 de outubro, a lista com o resultado parcial dos pedidos será divulgada na página do vestibular. O resultado final será publicado a partir do dia 29 de outubro. Caso seja deferido, o candidato deve desconsiderar a GRU. No caso de indeferimento, o pagamento deve ser efetuado em uma agência bancária ou lotérica até o dia 08 de novembro. Não há ressarcimento de valores, caso os candidatos contemplados com a isenção efetuem o pagamento da GRU antes da divulgação do resultado final.

Provas

As provas do Vestibular 2019/1º serão realizadas no domingo, dia 25 de novembro de 2018, em um único período, das 08h45 às 12h45.

Nesse dia, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI) que estará disponível a partir de 19 de novembro na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, onde os interessados em se preparar para o exame também encontrarão o conteúdo programático e as provas anteriores.

O candidato poderá realizar a prova em cidades onde houver campus do IFSULDEMINAS, desde que haja vagas para os cursos no referido campus. Esta opção será feita no ato da inscrição. Não será permitido ao candidato realizar as provas em local diferente do escolhido no ato da inscrição e estabelecido no comprovante definitivo de inscrição.

Acesse os editais e manuais para orientação!

Conheça o IFSULDEMINAS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas é uma instituição pública de ensino criada em 2008, a partir da fusão de três antigas escolas agrotécnicas nos municípios de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Atualmente, o IFSULDEMINAS também possui campi nas cidades de Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e campi avançados em Três Corações e Carmo de Minas.

Além disso, atua em parceria com as prefeituras por meio de polos de rede em mais de 80 cidades. São cerca de 44 mil estudantes matriculados, 170 cursos ofertados e mais de 178 municípios atendidos na região.

Reconhecido pela educação profissional aliada à formação humanística, o Instituto articula suas ações em função do desenvolvimento regional, proporcionando educação pública, gratuita e de qualidade que vai desde o curso técnico (Integrado ou Subsequente ao Ensino Médio) à pós-graduação.

Saiba como funciona o curso a distância

O curso a distância contará com 20% do conteúdo presencial, o que equivale a encontros previamente agendados nos polos ofertantes: Inconfidentes, Machado e Muzambinho.

A carga horária total é de 3.240 horas, sendo 2.240 horas ligadas as atividades formativas, 400 horas decorrentes de práticas como Componentes Curriculares, 400 horas decorrentes do estágio supervisionado e 200 horas de atividades teóricas e práticas para aperfeiçoamento.

Algumas das disciplinas serão: filosofia da educação; didática do ensino; psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem; sociologia da educação, entre outras.

Além disso, o curso oferece atividades diversificadas para os alunos tais como: disciplinas com aulas teóricas e práticas; práticas pedagógicas dentro das disciplinas de conteúdos específicos; atividades de pesquisa dentro do projeto do trabalho de conclusão de curso e em Iniciação científica e ainda atividades de campo.

Saiba mais sobre o curso de Pedagogia a Distância!

Cursos Técnicos

quadro de vagas tecnicos

Cursos superiores

quadro de vagas superiores

Para mais informações acesse o site do IF Sul de Minas


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome