A palavra Réveillon veio do francês e significa “despertar” ou “retomar”.
Para muitos o Ano Novo ou Réveillon é um momento de renovação, de planejar ou de colocar em prática planos antigos. São feitas várias as simpatias e rolam muitas superstições, tudo para começar o ano com o pé direito.
E vale de tudo: como comer lentilhas ou pular sete ondas (o número sete também se relaciona a religiões e crenças).
Tudo se trata de simbolismos, sendo, portanto, práticas de manifestação cultural que revelam as relações de identidade das pessoas em relação à sociedade e ao espaço.
A palavra Réveillon veio do francês e significa “despertar” ou “retomar”, em referência à nova etapa de uma vida que se inicia.
Curiosamente, o termo era anteriormente empregado para nomear a noite da ceia de Natal e só posteriormente passou a designar a virada do ano.
Origem do Réveillon
A festa de Ano Novo já é uma tradição no Brasil e em boa parte do mundo, assumindo.
A origem do Réveillon é geralmente atribuída à Mesopotâmia, em 2000 a.C., em uma comemoração a algo como o “Festival de Ano Novo”.
Persas, fenícios, assírios e gregos também celebravam a passagem de ano.
Mas é claro que cada cultura e cada região comemora a sua passagem à sua maneira e em datas específicas.
Os chineses comemoram o ano novo ao final de janeiro ou no início de fevereiro. Já os judeus fazem a festa no final de setembro ou início de outubro. Para os muçulmanos a passagem de ano é celebrada no mês de maio.
Por que o Réveillon é celebrado em 1º de janeiro no Brasil?
No Brasil o Réveillon é comemorado no dia 1º de janeiro por um motivo, na realidade, bem simples: é uma tradição na maior parte dos países ocidentais.
Isso acontece por causa do calendário romano. Por volta de 743 a.C., a data foi mantida pelo calendário juliano e a Igreja Católica adotou oficialmente o calendário gregoriano já no século XVI.
Atualmente, a atração comum nesta festividades é o show de fogos de artifício. Outras tradições variam de um país para outro.
No Brasil temos várias tradições herdadas das religiões de matriz africana e afro-brasileira, tais como o candomblé e, principalmente, a umbanda.
O culto à Iemanjá com oferendas ao mar é praticado até mesmo por pessoas que não fazem parte dessas religiões. Tem uma grande receptividade junto ao público católico.
O ato de vestir-se de branco, é um hábito para reverenciar as cores do orixá Oxalá.
Simpatias
2021 foi um ano muito, mas muito desafiador mesmo. E se as simpatias já fazem parte das tradições de Ano Novo, neste virada não podem ficar de fora.
Se funcionam ou não, depende na realidade da fé de cada um. Mas fala a verdade, não custa nada fazer né? Separamos simpatias para atrair prosperidade, amor e emprego em 2022. Dá uma conferida:
Atrair riqueza e prosperidade financeira
Arroz cru – no dia 31 de dezembro, espalhe arroz branco cru pela casa enquanto mentaliza fartura e prosperidade. No dia 6 de janeiro, Dia de Reis, recolha os grãos de arroz e jogue-os fora, preferencialmente em um jardim ou em um vaso.
Sete moedas – separe sete moedas de R$ 0,50 e quando faltar poucos minutos para a chegada de 2022, escolha seis pessoas próximas e dê uma moeda para cada uma. Coloque a última moeda em seu bolso e, na hora da virada, pense nela como seu amuleto para atrair dinheiro durante o ano todo. Guarde a moeda em sua carteira e, no próximo Réveillon, leve-a a uma igreja.
Lentilha: no momento da passagem do ano. Sirva-se, coma três colheradas enquanto estiver sentada, depois o resto em pé. Depois de terminar a simpatia, degustar os outros pratos está liberado!
Romã: chupe sete sementes de romã e, em vez de jogá-las fora, deixe-as guardadinhas na carteira, atraindo dinheiro.
Uva: chupe algumas uvas, guardar três das sementes e depois jogue-as no jardim. Não se esqueça de mentalizar prosperidade e fartura no novo ano, mandando a falta de dinheiro para longe!
Flores: decore a casa com flores amarelas. Elas atraem dinheiro. O amarelo pode estar em sua nova cortina, em uma pintura ou até mesmo em molduras.
Dinheiro: não passe o réveillon de bolsos vazios se não quiser que isso aconteça o ano todo. Algumas notas nos bolsos podem fazer muita diferença.
Para ter muito amor em 2022
Conquistar seu amor: no dia 31 de dezembro, escreva o nome da pessoa amada em uma vela marrom, subindo da base até o pavio. Acenda-a em um pires, deixando que ela queime até a metade. Enquanto a vela está acesa, faça uma oração, pedindo e mentalizando amor em sua vida no próximo ano. Depois de apagá-la, descarte o que sobrou embrulhado em um papel marrom.
Nome no sapato: no dia da virada, escreva o nome da pessoa que deseja conquistar em um papel branco limpo. Coloque o papel dentro do sapato e vá para a festa de ano novo. Na passagem de ano, bata o pé 7 vezes no chão e em todas as vezes mentalize o nome da pessoa.
Lingerie: Na virada, pegue uma calcinha nova rosa ou vermelha e a vista do avesso. Agora é só curtir a sua noite da virada e mentalizar um novo amor no momento da passagem.
Conquistar um emprego
Copo novo e orações: escreva seu nome completo em uma folha de papel em branco. Depois dobre-o e coloque dentro de um copo de vidro novo, com uma colher de mel ou de açúcar, e encha-o de água.
Coloque esse copo em algum lugar alto em sua casa e reze em frente dele diariamente, sempre mentalizando bênçãos em sua vida profissional. Quando conseguir um emprego, tome seu banho normalmente e faça um último enxágue com a água que estava no copo do pescoço para baixo, descartando o copo em seguida.
Cadeira: coloque o pé direito sobre uma cadeira no momento da virada e mentalize o emprego dos seus sonhos.
Carta: escreva sobre seu emprego dos sonhos e como você quer que seja em 2022. Polvilhe canela na carta com canela e guarde. A carta deve ser lida no último dia do ano de 2022.
Veja mais notícias no Varginha Digital
Siga-nos no Google News
Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!
Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.