Livro sobre “Causos” da Política em Varginha será lançado em outubro

O livo do Jornalista Marcus Madeira contará diversos “causos” sobre a política em Varginha.

O livro, que já está sendo impresso, do jornalista Marcus Madeira, promete contar diversos “causos” da política acontecidos em Varginha. São situações fora do comum que normalmente a imprensa não cobre. “Há desde casos corriqueiros, até passagens que ficaram famosas pelo inusitado. É um livro sobretudo sobre a astúcia dos políticos, em uma linguagem leve e descontraída”.

Publicidade

Foram entrevistados vários políticos e seus familiares, além de historiadores e jornalistas. O prefeito Vérdi foi entrevistado esta semana. Em uma hora de conversa, ele lembrou várias passagens de sua trajetória política.

Também foram entrevistados políticos como o vice-prefeito Leonardo Ciacci, o ex-prefeito e ex-deputado Eduardo Ottoni, o ex-prefeito Aloysio Ribeiro de Almeida, Dilzon Melo, Armando Fortunato, familiares do Dr Jacy de Figueiredo, “seu” Clementino (em memória), Silas Sampaio, Eduardo Carvalho Corujinha etc. Paula Andréia Direne Ribeiro lembrou causos do ex-prefeito Mauro Teixeira.

E há histórias de políticos de fora, durante passagem por Varginha, como Jânio Quadros, JK, Lula, FHC, Ronaldo Caiado, Aécio, Dilma, José Alencar, Hélio Garcia, João Baptista Figueiredo, etc.

Histórias cabeludas

Algumas histórias, pelo teor relatado, não identificam os autores. Pelo mesmo motivo, os textos estão dispostos em ordem aleatória, e não cronológica. Importante informar que nenhuma história é ofensiva aos retratados. Apenas relata situações que caracterizam a personalidade de cada político.

Publicidade

O prefácio será da jornalista Estela Torres. “A Estela e eu temos praticamente o mesmo tempo de carreira no jornalismo, sempre acompanhando a política de Varginha. Além do mais, é uma jornalista profissional extremamente dedicada e competente. Ninguém melhor do que ela para apresentar o livro”, disse Madeira.

Patrocínio

O livro será impresso em setembro e a capa está sendo feita por profissional de Varginha.

Não terá um centavo de apoio público, justamente para tentar repetir aquilo que sempre procurei fazer, buscar a isenção no jornalismo. Felizmente, empresas sediadas em Varginha estão entendendo a importância do resgate da história política da cidade e estão investindo no trabalho”.

Publicidade

A impressão será patrocinada por empresas como Porto Seco, Fertipar, Magsul, Viação Real, Associação Médica e Inovacon.

Se você entender que é uma boa oportunidade para fortalecer a marca de sua empresa com um produto com forte apelo afetivo local, entre em contato. WhatsApp (35) 9.8859-6919. Patrocínios são bem-vindos.

Conhece algum causo?

Se você se lembrar de alguma história política curiosa ocorrida em Varginha, mande para o autor, que ela será avaliada e pode entrar no livro.

Sobre o autor

Publicidade

Marcus Madeira é jornalista profissional há 30 anos. Também formado em Direito, não chegou a exercer a profissão de advogado.

Trabalhou em vários veículos de Varginha e Belo Horizonte (Hoje em Dia e O Tempo), sempre na editoria de política. Foi assessor de Imprensa e chefe do Cerimonial da Prefeitura de Varginha.

É dono do Jornal Folha de Varginha (impresso, semanal) e do Blog do Madeira. Editor de texto da Fundação Cultural de Varginha. Comentarista político da Rádio Clube Varginha.

Editor e organizador do livro “Varginha: narrativas de Nico Vidal”, impresso pela Fundação Cultural do Município de Varginha.

Comendador da Ordem do Mérito Legislativo; membro da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC); diretor voluntário da Abraço e Vida Viva. Cruzeirense.

Publicidade

livro marcus madeira causos varginha
O jornalista Marcus Madeira entrevistando o Prefeito Verdi Melo para o livro “causos” políticos de Varginha. Foto: Blog do Madeira.