Assista às apresentações online das Companhias de Reis de Varginha

Publicidade

As apresentações online das Companhias de Reis de Varginha acontecem de 5 a 9 de janeiro.

Começou na última terça-feira (05/01), as apresentações das Companhias de Reis de Varginha. Este ano, devido à pandemia da Covid-19, o público poderá acompanhar esta manifestação cultural de fé e devoção por meio do Facebook e YouTube Varginha Cultural e também no Varginha Digital em parceria com a Fundação Cultural. A duração das apresentações são de 2h, a partir das 18h30, podendo ser assistida aqui nesta página do Varginha Digital.

Missa em Ação de Graças e reapresentação Companhias – 10/01/21

Veja as apresentações anteriores:

5º dia de apresentações (09/01/2021)

No sábado (09/01), é a vez das companhias Santa Cruz, São Benedito e Nossa Senhora do Carmo.

4º dia de apresentações (08/01/2021)

Nesta sexta-feira (08/01), às 18h30, participam as companhias Irmãos da Fé, Nossa Senhora da Guia, São Miguel e Nossa Senhora do Rosário.

A apresentação se iniciará as 18:30 nesta sexta-feira

Publicidade

3º dia de apresentações (07/01/2021)

Companhias Santo Expedito, São João Batista, São Joaquim, Rei dos Reis e Cardoso e Amigos.

2º dia de apresentações (06/01/2021) 18:30.

Dia de Reis

Veja também: Dia de Reis: Saiba mais sobre a Tradição

No Dia dos Santos Reis, a Prefeitura disponibilizou a segunda gravação de apresentações das Folias de Reis de Varginha pela internet. Quatro companhias participam do documentário gravado no Theatro Capitólio.

As apresentações do dia 6 de janeiro, foram com as companhias: Lenço Preto, São Joaquim, São José e Imaculada Mãe dos Anjos.

1º dia de apresentações (05/01/2020)

A apresentação do 1º dia contou com as Folias de Reis São Marcos, São Jorge e São Lázaro já registrou mais de 5 mil visualizações. Vale destacar que os cantos são de orações para o fim da pandemia.

O prefeito Vérdi Lúcio Melo parabenizou toda equipe da Fundação Cultural e do Museu Municipal pela iniciativa. “Este espaço para a apresentação das Companhias de Reis da nossa cidade foi muito importante. Esta fé e devoção nos ajudam a enfrentar este momento tão difícil pelo qual estamos passando. Mas com fé em Deus e nos Santos Reis, e com ajuda de toda população, vamos conseguir superá-lo“.

Já foram registradas milhares de visualizações nas plataformas de transmissão, com centenas de comentários feitos pela população que este ano não pôde receber os foliões entre o dia 25/12 e 06/01 devido à pandemia do novo Coronavírus. Todas as companhias entoaram em seus cantos o pedido aos Santos Reis e a Jesus para o fim da doença.

“A fé do povo é bonita demais! Aqueles que partiram recebam essas vibrações de devoção, muita luz e as bençãos de nosso senhor Jesus Cristo”, disse Angélica Guimarães, pelo YouTube. “Estou ouvindo os versos bonitos do embaixador para esquecer que não saímos neste ano, mas, no coração, é como se estivéssemos todos juntos lá no palco neste momento”, destacou José Divino de Oliveira, pelo Facebook.

O vice-prefeito Leonardo Ciacci destacou que, em virtude da pandemia, as festividades não puderam acontecer como nos anos anteriores envolvendo toda a comunidade varginhense. Independente disso, segundo ele, a prefeitura tem dado ênfase para que essa tradição prossiga. “Nós somos eternamente gratos a vocês por estarem preservando parte da nossa cultura e da nossa memória que é riquíssima. Não podemos deixar que ela se disperse. Vocês tem aqui o nosso reconhecimento por este protagonismo, o meu, do prefeito Vérdi e de todos da administração municipal”, destacou o vice-prefeito.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, “essa é uma festa muito importante para nossa cultura, em que os primeiros registros em Varginha são de 1930. As Companhias levam a fé e a devoção aos Santos Reis e ao Menino Jesus do Natal até o dia 6 de janeiro, com cores e alegria às nossas ruas e casas. Este ano, esta mensagem teve que ser passada de modo diferente para a segurança de todos, mas tenho a certeza que nos fortalecerá até que tudo volte a ser como antes”.

Para o diretor do Museu Municipal, Lindon Lopes, que organizou o 7º Encontro, “a Folia de Reis é um patrimônio imaterial de Varginha e do estado de Minas Gerais. Mesmo em um momento tão difícil, decidimos manter as apresentações das companhias e apoiá-las com recursos da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. É um momento que precisamos manter a fé que será reforçada pelas Companhias de Reis”.

Esse ano não poderemos ter a alegria das Companhias de Reis nas ruas e nas casas da cidade, mas não deixaríamos de apoiar esta manifestação tão importante, como fizemos nos anos anteriores da nossa administração. Tenho a certeza de que os varginhenses acompanharão estas apresentações de fé e devoção pela internet, levando a mensagem de esperança de dias melhores“, disse Vérdi Lúcio Melo, prefeito de Varginha.

As 21 companhias de Varginha registradas no Sistema Municipal de Cultural também receberam recursos provenientes da Lei Federal de Emergência Cultural nº 14.017, conhecida como Lei Aldir Blanc para manutenção das atividades.

A missa em ação de graças na Igreja Matriz também será transmitida pela internet no domingo (10/01), a partir das 14h. Cada companhia poderá levar 10 representantes na cerimônia religiosa presencial. O público poderá assistir por meio do Facebook da Paróquia do Divino Espírito Santo pelo facebook.com/paroquiadodivinovga.

Em junho de 2015, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha (Codepac), órgão responsável pela proteção dos bens culturais e históricos da cidade, fez o registro dos grupos de Folias de Reis varginhenses. Desde então, elas são bem cultural imaterial da cidade. # Companhias de Reis Varginha

As apresentações são transmitidas direto do Theatro Capitólio em Varginha.

Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!


Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui