Pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas será antecipado em 2022

Publicidade

O pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas será feito a partir de abril.

governo federal anunciou que vai antecipar novamente o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Mais de 36 milhões de pessoas serão beneficiadas com o pagamento de R$ 56 bilhões.

A primeira parcela será liberada a partir de 25 de abril para quem recebe até um salário mínimo e a partir de 2 de maio, para quem recebe acima de R$ 1.212.

Já a segunda parcela será paga a partir de 25 de maio para quem recebe até o piso e a partir de 1º de junho para quem ganha acima do salário mínimo.

Quem irá receber o 13º antecipado

Têm direito à receber o 13º salário antecipado aposentados que durante o ano de 2022 tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Publicidade

Já os segurados que começarem a receber os benefícios previdenciários a partir de maio receberão o abono anual em parcela única, em novembro e dezembro.

Mas fique atento: o 13º salário não é pago a quem ganha benefícios assistenciais como o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social) e Renda Mensal Vitalícia.

Valor do 13º salário

O valor do 13º salário é calculado com base na renda prevista para o mês de dezembro de 2022 ou no mês da alta ou da cessação programada do benefício.

A primeira parcela será de metade do valor do benefício mensal para os segurados que já estavam aposentados em janeiro de 2022. Já a segunda parcela será paga com os descontos de Imposto de Renda, para quem tem que pagar. Quem passou a receber o benefício depois de janeiro ganha os valores de forma proporcional.

Como consultar

Quem quer consultar o valor e as datas de pagamento do 13º salário tem três formas de acesso:

Telefone: pela central de atendimento por telefone, no número 135. Será preciso informar o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais. O objetivo é evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h;

Site: Meu INSS, neste link, é possível acessar o “Extrato de Pagamento”, com todos os detalhes sobre o pagamento do benefício;

App Meu INSS: disponível para Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer o login, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão listados.


Veja mais OPORTUNIDADES neste link

Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Siga o Varginha Digital no

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui