Trilhas de Futuro 2022: prazo para o credenciamento de instituições é prorrogado

Publicidade

Instituições de ensino de Minas Gerais que queiram aderir ao Projeto Trilhas de Futuro 2022 para ofertar cursos técnicos gratuitos devem fazer o credenciamento até 18/03.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) prorrogou o período de credenciamento de instituições interessadas em ofertar cursos na 2ª edição do programa Trilhas de Futuro 2022. Agora, as entidades têm até o dia 18 de março para se inscrever e encaminhar a documentação necessária. Confira AQUI o cronograma retificado. 

Podem participar instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Elas serão responsáveis pela oferta da formação profissional e técnica de nível médio do Trilhas de Futuro. A prorrogação oportuniza que mais entidades, de diferentes partes do estado, possam participar da iniciativa.

O resultado do credenciamento será publicado em 2 de abril. Clique AQUI para acessar o edital com as informações sobre o processo. 
As entidades de ensino credenciadas em 2021 permanecem ativas no programa. Elas poderão ofertar novas vagas em 2022 e, ainda, pleitear o credenciamento de novos cursos.

Esclarecimentos sobre a adesão ao projeto poderão ser obtidos por meio do e-mail sb.comitegestor.trilhasdefuturo@educacao.mg.gov.br. 

Publicidade

ESTUDANTES

Inscrições para alunos começam em 4 de abril

O período de inscrições para os alunos começa em 4 de abril e a oferta de vagas dos cursos técnicos é voltada aos estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e egressos do Ensino Médio.

Nesta edição, o Trilhas de Futuro oferecerá 40 mil novas vagas que serão priorizadas aos alunos da rede pública estadual, seguida das demais redes públicas e da rede privada. Além da formação gratuita, a ajuda de custo para vale-transporte e alimentação será mantida nesta segunda edição do programa.

ATENÇÃO! O período de inscrição para as turmas de 2022 se inicia dia 4 de abril! Confira as regras e etapas do processo na aba “Estudantes” do site oficial.

O PROGRAMA TRILHAS DE FUTURO 2022

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que, por meio SEE/MG, oferece cursos técnicos gratuitos a estudantes do Ensino Médio, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.

A proposta do novo edital é ampliar em pelo menos 50% os municípios que ofertam o programa. Nesta edição o mapeamento considerou também a existência de instituições que ofertam os cursos prioritários com base no censo escolar. O edital prevê a oferta de 116 cursos diferentes, em 97 municípios prioritários, sendo 56 novos em relação ao primeiro edital.

Serão priorizados cursos e localidades com maior perspectiva de emprego para os jovens, considerando histórico de empregos de cada área na região e fatores demográficos de cada um dos municípios mineiros. Serão ampliadas também as opções de formação para os jovens, com a oferta de novos cursos.

credenciamento trilhas de futuro 2
Imagem / Divulgação: Secretaria da Educação de MG

Fonte: Secretaria da Educação de MG


Veja também:

Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui