Secretaria de Educação de MG abrirá 40 mil vagas em cursos técnicos gratuitos em abril

Publicidade

O Programa Trilhas de Futuro abrirá mais de 40 mil novas vagas em cursos técnicos gratuitos em MG. As inscrições começam em abril.

Executada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), o Programa Trilhas de Futuro oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas e privadas de diversas regiões mineiras. Este ano serão mais de 40 mil vagas em MG.

Em sua primeira edição, em 2021, o Trilhas de Futuro disponibilizou mais de 70 mil vagas, em 110 municípios. Uma delas foi a de William, que caminhando pelas ruas, viu uma placa com a informação sobre a formação técnica gratuita – e não perdeu tempo. Mais que isso: hoje, segundo Mariana Victoriano, diretora regional de ensino da Enferminas (unidade em que ele faz o curso), é um dos alunos mais dedicados de seu turno.

Em uma jornada, o mais importante é o primeiro passo. Minha vida ganhou outra realidade. Hoje, eu durmo e sou capaz de sonhar”, diz William Sergio Santiago, 40 anos, estudante do primeiro módulo do curso técnico de Enfermagem do Trilhas de Futuro.

Até pouco tempo, William vivia em situação de extrema vulnerabilidade social – três anos em situação de rua, morando nas calçadas do centro da capital. Agora, sob nova perspectiva, ele é um dos mais de 70 mil alunos atendidos pelo programa do Governo de Minas e está com formação profissional em andamento, focado em sua inserção no mercado de trabalho.

Publicidade

A gente vive em um país com tantas desigualdades. Há tantas pessoas com talento e não têm oportunidades. O Trilhas de Futuro está sendo, para mim, que estava no fundo do poço, luz para a minha vida. Eu quero ser um bom profissional, trabalhar com dignidade e no futuro ter a minha casa. Quando a gente trabalha, a gente tem dignidade”, ressalta o estudante, que não vê a hora de começar a estagiar.

A Enferminas é uma das instituições credenciadas com cerca de 1.200 alunos matriculados por meio do Trilhas de Futuro. A escola criou uma sala de atendimento psicopedagógico e de nivelamento para disciplinas específicas, como Português e Matemática. O intuito é dar assistência completa ao estudante que ingressa no Trilhas. E, para William, neste momento, estudar na unidade representa a chance de mudar.

Este jaleco é um escudo para mim. Eu voltei a ter esperança, otimismo. É a oportunidade da minha vida, de realizações, de ajudar o próximo com a minha profissão e ter estabilidade”, conta o aluno, que atualmente mora em uma casa de acolhimento e vive com renda mensal de R$ 750.

Trilhas de Futuro 2022

Neste ano, na segunda edição Trilhas de Futuro, serão 40 mil novas vagas, em todas as regiões do estado. Uma chance a mais para jovens, a partir da capacitação, alcançarem novas oportunidades no mercado de trabalho. É o caso de Breno Francisco, de 25 anos, aluno do Trilhas, que ficou conhecendo o programa por informativo em uma rede social. O estudante escolheu o curso técnico de Informática do Senac Venda Nova, em Belo Horizonte.

Sempre gostei de computador e tecnologias e escolhi um curso que é reconhecido no mercado de trabalho. Já estou com uma idade em que preciso arrumar um emprego melhor, começar em uma carreira. Então, para mim, foi uma oportunidade de aprimoramento. O curso será um trampolim para que eu alcance novos conhecimentos e um bom trabalho”, planeja Breno.

O edital de 2022 prevê a oferta de 116 cursos diferentes, em 97 municípios, sendo 56 novos em relação ao primeiro edital. Estão sendo priorizados cursos e localidades com maior perspectiva de emprego para os jovens, considerando o mercado de trabalho de cada região.

Além da formação gratuita, o programa fornece uma ajuda de custo de R$ 18 por dia para vale-transporte e alimentação.

Quando a gente ainda não está inserido no mercado de trabalho, ter certos gastos é complicado financeiramente; nem sempre a família tem como bancar todos os custos. O projeto é uma grande oportunidade e, se não fosse o Trilhas, eu não conseguiria estudar neste momento”, pontua.

Inscrições

O período de inscrições para os alunos começa em 4 de abril. O Trilhas de Futuro é direcionado a estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além daqueles recém-saídos do ensino médio. As vagas serão priorizadas aos alunos da rede pública estadual, seguida das demais redes públicas e da rede privada. 

O prazo para instituições de ensino se credenciarem para a segunda edição terminou nessa quarta-feira (9/3). O resultado final será publicado em 28 de março.

Veja também:

Secretaria da Educação abre mais de 9 mil vagas em 40 cursos gratuitos em MG

2ª edição do Trilhas de Futuro: Últimos dias de credenciamento para instituições de ensino

Cursos técnicos gratuitos: Trilhas do Futuro abre 40 mil vagas para estudantes do ensino médio

alunos trilhas de futuro 2022 cursos tecnicos gratuitos MG
SEE / Divulgação

Mais informações podem ser acessadas em www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Fonte: Agência Minas


Veja mais OPORTUNIDADES neste link

Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui