Publicidade

Veja como pagar o IPVA 2023. Saiba como consultar os valores e confira a escala de vencimentos.

O vencimento da 3ª parcela do IPVA 2023 começa nesta segunda-feira (15/05) em Minas Gerais. Este ano o imposto começou a ser pago em março, como forma de aliviar o peso das obrigações dos cidadãos e empresas mineiros, que já têm outros compromissos para serem honrados nos primeiros meses.

O pagamento do IPVA 2023 deve ser efetuado nos agentes arrecadadores autorizados a receber tributos estaduais através de código Renavam do veículo ou mediante Documento de Arrecadação Estadual (DAE), emitido no site da Secretaria de Fazenda, neste link.

Publicidade

As guias de IPVA também poderão ser emitidas através do http://www.fazenda.mg.gov.br/aplicativo MG APP CIDADÃO, clicando em impostos e taxas e informando Renavam.

IPVA de valor inferior a R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) só poderá ser quitado em uma parcela.

Como é definido em lei, 40% da arrecadação do IPVA vão para o caixa único do Estado; 40% são destinados aos municípios onde os veículos estão emplacados e 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Os valores da base de cálculo referente a cada veículo podem ser conferidos nas tabelas publicadas no Diário Eletrônico da Secretaria de Fazenda, no link http://diarioeletronico.fazenda.mg.gov.br.

Publicidade

O não pagamento do imposto ou a quitação fora do prazo gera multa de 0,3% ao dia até 30º dia, multa de 20% após o 30º dia, além de juros calculados pela Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

Tabela IPVA 2023 MG

Pagamento via PIX

Desde o dia 28 de março, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) poderá ser pago via PIX, em Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) implementou essa nova modalidade de pagamento, que irá ampliar o leque de opções disponíveis para os motoristas mineiros. Quem tem conta em qualquer instituição financeira ou banco digital (as chamadas fintechs) poderá quitar o tributo acessando o QR Code gerado no Documento de Arrecadação Estadual (DAE) emitido no site da Secretaria de Fazenda.

 A Secretaria de Fazenda alerta aos contribuintes que não envia mensagens com links para pagamento do imposto ou acesso ao DAE por e-mail, ou aplicativos de celular, nem encaminha boleto de papel para as residências dos contribuintes. Também com relação ao PIX, a orientação é para que o cidadão não clique em links, QR Codes, código de barras e outros recebidos nos seus celulares ou e-mails. A única forma de gerar o QR Code é entrando no site da SEF (www.fazenda.mg.gov.br).

Publicidade

Em caso de dúvida, você poderá ligar para o telefone Lig Minas 155 ou enviar e-mail para afvarginha@fazenda.mg.gov.br

Veja também:

Secretaria da Fazenda reforça Alerta de Golpes envolvendo IPVA e PIX

Publicidade

Saiba como consultar os valores do IPVA 2023

Publicidade