CRLV do automóvel será obrigatório a partir de janeiro de 2022 em Minas Gerais

Publicidade

O Detran-MG divulgou que o CRLV será obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2022.

Os proprietários de veículos cadastrados em Minas Gerais devem estar atentos aos prazos exigidos para o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A partir de 1º de janeiro de 2022 os documentos em formato digital ou impresso serão considerados documentos obrigatórios para comprovar a regularidade dos veículos em circulação.

CRLV
Imagem divulgação: Agência Brasil

De acordo com o decreto estadual nº 48.205/2021, publicado no Diário Oficial da União, informa o encerramento do período de calamidade em razão da pandemia de covid-19 no dia 31 de dezembro deste ano.

Dessa forma, para fiscalizações, os documentos podem ser impressos em papel comum ou apresentados em um aplicativo de Carteira Digital de Trânsito (CDT), que podem ser instalados através das lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS.

Logo, para evitar cair em fiscalizações e ter seu veículo apreendido no próximo ano, o proprietário do automóvel deve estar atento a tabela do Licenciamento 2022.

Publicidade

Caso o agente consiga consultar o sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) para verificar se o veículo está licenciado, o porte do CRLV pode ser dispensado.

Durante as abordagens ao condutor, a fiscalização de trânsito observa os documentos de porte obrigatório, que são o CRLV e a habilitação, sendo desnecessário apresentar comprovantes de pagamento das taxas e tributos”, esclarece o diretor do Detran/MG, delegado Erico da Cunha Neto.

Os proprietários de automóveis que ainda não obtiveram o CRLV 2021 devem visitar o site www.detran.mg.gov.br para consultar as taxas de IPVA, seguro obrigatório, taxas anuais de renovação de licença de veículo e quaisquer multas.

No dia 31 de dezembro de 2021 encerra o prazo do licenciamento exercício 2019, sendo que a partir do dia 1º de janeiro de 2022 já será exigido o exercício 2021 ou 2022 conforme divulgação do Detran/MG no Diário Oficial do Estado. Sobre o IPVA 2022 em MG, ainda não há divulgação oficial por meio do Detran até o momento, veja o que se sabe até agora sobre o IPVA 2022 no texto abaixo.

O Governo de Minas Gerais ampliou a validade do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos de 2019 até 31 de dezembro deste ano, devido ao estado de calamidade pública em decorrência da pandemia de covid-19.

IPVA 2022 MG

Veja neste link uma atualização sobre o IPVA 2022 em MG

Conforme chega o final do ano, os contribuintes do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) já começam a se preparar para o pagamento da taxa em 2022.

A preocupação com o IPVA 2022 é ainda maior visto que veículos usados tiveram um aumento em seus valores conforme apresentado pela tabela Fipe em 2021. 

IPVA é um imposto que deve ser pago todo ano por motoristas de todo Brasil, mas existam algumas situações que podem conceder a isenção do valor total do imposto.

No Estado de Minas Gerais a isenção do imposto pode ser liberada em alguns casos específicos, como para veículos com placa preta. A placa preta é utilizada com o intuito de diferenciar um veículo histórico de outro comum sendo concedida somente para veículos com um elevado índice de originalidade e em ótimo estado de conservação. 

Portadores de deficiência física, visual, mental severa ou profunda e autistas também ficam dispensados de pagar o tributo, desde que protocolem a solicitação junto à Sefaz-MG.

O secretário de Estado de Fazenda de MG, Gustavo Barbosa, disse em entrevista, esta semana, ao Itatiaia Agora, que tem se empenhado para reduzir os impactos do encarecimento dos veículos que será visto na cobrança do IPVA 2022

A gente está buscando alternativas. O carro usado valorizou bastante. A lei hoje é explícita: a base do IPVA é de 4% é estipulada em cima da tabela Fipe, mas avaliamos o que pode ser feito. Nesta semana, certamente, faremos uma coletiva de imprensa para estabelecer a posição do governo”, afirmou. 

Até o momento os valores do IPVA 2022 ainda não foram divulgados pelo Detran MG, mas como de costume os valores e seus vencimentos são normalmente divulgados no mês de dezembro, então, nos próximos dias provavelmente teremos mais informações sobre a cobrança do imposto, que deverá ser pago em 2022.

Veja também: Governo de MG encaminha projeto que evita aumento no IPVA 2022


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui