A compra está prevista no Consórcio de Prefeituras compra de vacinas contra a Covid-19.
O Prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, anunciou o empenho da cidade para a compra de 60 mil doses de vacinas contra a Covid-19. O anúncio foi feito durante a inauguração da unidade da Farmácia de Minas “Técnica de Enfermagem Marilene do Prado Tavares”, na sexta-feira, 5 de março.
“Aderimos ao consórcio da Frente Nacional de Prefeitos para adquirir vacinas com recursos próprios do município; ainda não é uma certeza, mas estamos fazendo o nosso trabalho arduamente com uma equipe de profissionais que se dedicam ao enfrentamento; mantemos o Hospital de Campanha e mais quatro unidades de saúde para receber as pessoas com sintomas da Covid-19 e agora estamos empenhados em comprar 60 mil doses para imunizar nossa população já que o governo federal está enfrentando problemas”, enfatizou Vérdi.
No mesmo evento o prefeito lamentou as 120 mortes por Covid-19 em Varginha. Além dos pacientes mortos, a cidade contabilizava, até domingo, 7 de março, 6.419 testes positivos para coronavírus.
Destes, 5.984 pacientes se recuperaram, mas muitos podem sofrer com as sequelas da Covid-19. Estudos realizados com pacientes que apresentaram a SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome) causada pela forma mais antiga de coronavírus (SARS-CoV) mostraram a redução da capacidade cardiorrespiratória, limitação musculoesquelética e redução da qualidade de vida mesmo após o término da doença.
Os indivíduos apresentavam elevados níveis de estresse, depressão e ansiedade mesmo um ano após a sobrevivência. Outras doenças virais que ocasionam SARS são descritas na literatura como geradoras de incapacidade pulmonar a longo prazo e comprometimento psicológico mesmo dois anos após a alta.
Por tudo isso, mesmo com a vacina, é preciso manter os cuidados: evitar e não promover aglomerações, usar máscara de proteção, lavar com frequência as mãos e sempre usar álcool em gel.
Veja também
Siga-nos nas Redes Sociais
Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.
Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!