A Prefeitura de Varginha apresentou nesta terça-feira (12) o projeto de Revitalização do Cine Rio Branco.
Durante solenidade realizada nessa terça-feira, 12, no saguão do Cine Rio Branco, o prefeito Vérdi Melo recebeu das mãos da arquiteta Beatriz de Brito Guimarães, o projeto de revitalização do Cine Rio Branco, que será transformado em um Centro de Convenções Educacional.
A reforma do prédio histórico da cidade foi anunciada em 2022, quando a Prefeitura tomou posse do imóvel após processo de desapropriação. A primeira etapa foi a troca do telhado, que oferecia risco. Para execução do projeto foi realizado o mapeamento de toda a área externa da edificação por meio de levantamento aerofotogramétrico, técnica moderna e precisa, feita através de drones que capturam uma rede de pontos em nuvem.
O novo telhado, além de sanar os problemas de infiltração e permeabilidade, oferece melhor conforto térmico e acústico dentro da edificação.
O próximo passo também permitirá a execução dessas etapas seguintes, que serão da revitalização interna e externa da edificação, conforme projeto apresentado pela arquiteta, aprovado pelo Conselho Curador do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
O prefeito Vérdi Melo explica que “finalmente Varginha definiu o futuro do Cine Rio Branco, lugar que marcou vidas, romances, encontros e que enriqueceu significativamente a cultura local”.
A construção do imóvel se deu entre 1954 e 1956. O cinema tinha mais de 1,4 mil lugares, tela de projeção de 9x18m de comprimento. O prédio está fechado desde 1998, mas a história do local começou na década de 1950, onde, por pelo menos 40 anos, o espaço já teve a maior tela da América Latina. Em 1999 o edifício foi tombado pelo Conselho Curador do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
A reforma do prédio histórico da cidade foi anunciada em 2022, quando a Prefeitura tomou posse do imóvel após processo de desapropriação, se comprometendo a entregá-lo revitalizado.
Bastante emocionada a arquiteta Beatriz de Brito agradeceu ao prefeito Vérdi por ter lhe confiado um dos mais importantes projetos de sua trajetória, que é o Cine Rio Branco.
Também a secretária de Educação, Juliana de Paula Mendonça agradeceu o prefeito Vérdi pelos investimentos realizados na Educação, como a aquisição dos prédios do Colégio Catanduvas, onde hoje funciona a Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende, do prédio próximo ao Unis, onde hoje funciona o Centro de educação Integral para alunos da rede municipal, a compra do prédio da Escola Antonette Jhonson, dentre outras realizações, e agora o Cine Rio Branco que agregará a Educação.
O prefeito Vérdi agradeceu a presença de todos que prestigiaram o evento, em especial a equipe da educação, “afinal, hoje é dia das Diretoras, nada mais junto que homenageá-las com uma conquista dessa para nosso município“.
A reforma que simplesmente estão chamando de “revitalização” é a “destruição” do maior patrimônio de nossa cidade: O CINE RIO BRANCO!