Desde sexta-feira, 20, várias cidades do Sul de Minas restringiram o acesso aos municípios.
Conforme publicado pelo Varginha Digital, no dia 22 de março, várias cidades fecharam as entradas e restringiram o acesso aos municípios. Porém o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) elaboraram recomendação conjunta para que os prefeitos das cidades do Sul de Minas que desbloqueiem o acesso.
Divulgado nesta segunda-feira, 24, documento é assinado por procuradores da da República e por promotores do Ministério Público do estado em Pouso Alegre e abrange 65 municípios que tomaram a medida, usando manilhas, terra, ônibus escolares e máquinas pesadas atravessadas nas rodovias e estradas para impedir a entrada de veículos.
A recomendação do desbloqueio se baseia no entendimento dos procuradores e promotores, de que não é de competência dos municípios estabelecer restrição genérica de acesso ao seu território.
O que pode ser feito é a implantação de barreiras sanitárias com amparo nas regras de enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19).
Com informações do Portal Uai.
Curta o Varginha Digital no Facebook e fique por dentro das melhores notícias de Varginha e Região. Varginha em um clique!