Varginha assina Acordo de Cooperação Técnica para adesão ao programa Cidades do Futuro

A Prefeitura de Varginha e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico assinaram Acordo de Cooperação Técnica para adesão ao programa Cidades do Futuro.

Durante solenidade realizada no salão do Inprev, na última segunda-feira, (17) a Prefeitura de Varginha, representada pelo prefeito Vérdi Melo e a Secretaria de estado de Desenvolvimento Econômico, representada pelo subsecretário de ciências, tecnologia e inovação, Bruno Oliveira Araújo, assinaram, em conformidade com a Lei Federal 14.133/21, que dispõe sobre estímulo ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica, acordo de cooperação técnica visando a implementação do programa ‘Cidades do Futuro’ junto ao município, por meio do acesso a soluções tecnológicas para a digitalização de serviços e processos, ao pacote normativo para estímulo local à inovação, do apoio para o amadurecimento da maturidade municipal em cidades inteligentes e da assistência para o incentivo ao ecossistema local de inovação.

Publicidade

O “Programa Cidades do Futuro” é uma peça fundamental na estratégia de inovação e desenvolvimento econômico. Seu principal objetivo é impulsionar a inovação, fortalecer os ecossistemas de inovação e promover o desenvolvimento de cidades inteligentes. Isso visa preparar o município para desempenhar um papel crucial no avanço tecnológico de Minas Gerais. Isso é alcançado por meio de colaborações entre os setores público, privado e acadêmico, promovendo a implementação de tecnologias de ponta em diversos setores. Isso não só impulsiona a economia, mas também melhora significativamente a qualidade de vida dos cidadãos.

A ação conjunta se sustentará em 5 pilares:

I Disponibilização de serviços que apoiam processos de inovação e de digitalização das prefeituras municipais, especialmente por meio de startups e empresas de tecnologia;

II Pacote normativo voltado a facilitar a aquisição de soluções tecnológicas pelo poder público e estímulo ao ambiente de negócios de inovação do município;

III Apoio ao desenvolvimento e aumento da maturidade de cidades inteligentes junto ao município;

Publicidade

IV Apoio ao desenvolvimento do ecossistema de inovação local ou ao Sistema Municipal de Inovação;

V Capacitação dos servidores municipais.

Na oportunidade o prefeito Vérdi lembrou que Varginha foi o primeiro município a assinar o Decreto de Liberdade Econômica, que estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e disposições sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador.

Vérdi ainda pontuou ações já implementadas pela administração, como a instalação de usinas fotovoltaicas em todos os prédios da Educação, a instalação de Câmeras de segurança com reconhecimento facial, a substituição das lâmpadas de sódio por luminárias de LED em toda cidade, e, agora, iniciou a construção de uma miniusina geradora de energia fotovoltaica no estádio municipal, no bairro padre Vítor, considerada uma das maiores minigeradoras públicas. “53 municípios mineiros já aderiram ao programa e varginha está entre elas”, destacou o prefeito

Publicidade

A solenidade contou também com a presença do Prefeito de Campanha, Roberto Silva, que também assinou o Acordo para seu município.

Participaram o vice-prefeito Leonardo Ciacci, o empresário Breno Paiva, do Porto Seco, o diretor do Hospital Regional, João Carlos Ottoni, os secretários Municipais de Prefeitura de Varginha, Lucinao Ferrono, Tecnologia da Informação, Ricardo Takei, Desenvolvimento Econômico, e dos técnicos Julio Faiz (TI da Prefeitura de Varginha) e (Nivaldo da Silva), setor de captação de recursos da Prefeitura de Varginha.

reuniao varginha cidades do futuro