Secretaria da Educação de MG oferta mais um curso de formação para profissionais que atuam na EJA Novos Rumos.
Professores, coordenadores e especialistas que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou que desejam saber mais sobre a modalidade têm a oportunidade de participar do curso “Introdução à Formação Pedagógica EJA Novos Rumos“, que está com inscrições abertas. O curso é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos.
São ofertadas 5 mil vagas para a formação e os profissionais interessados deverão preencher, até o dia 6 de junho, o formulário de inscrição que está disponível AQUI, neste link. O curso terá duração de um mês e as aulas estão previstas para começarem no dia 8 de junho. Ao todo, a formação será dividida em quatro módulos, todos realizados em formato EAD, pela plataforma da Escola de Formação.
Veja também: Novas contratações na Educação são suspensas em MG e professores contratados podem ser demitidos
No primeiro módulo, serão apresentados os pressupostos da EJA Novos Rumos. Em seguida, no segundo módulo, os profissionais conhecerão a organização do trabalho pedagógico na EJA com habilidades focais. A terceira fase do curso mostrará o desenvolvimento da competência leitora e a inclusão social. E, para finalizar, a última etapa da formação abordará estratégias de ensino e avaliação para o protagonismo discente.
A Educação de Jovens e Adultos
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino que atende jovens e adultos que não tiveram oportunidades de concluir os estudos na idade própria e desejam completar a educação básica. Na EJA, o estudante conclui o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio. Para participar, é necessário ter 15 anos para ingressar nos anos finais do ensino fundamental e 18 anos para ingressar no ensino médio.
Atualmente, a rede estadual conta com mais de 116 mil alunos matriculados em turmas de EJA de ensino fundamental e de ensino médio, além de 60 mil alunos que cursam a modalidade EJA semipresencial em dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec).
O conjunto de ações da SEE/MG voltadas para o aperfeiçoamento da proposta foi denominado de EJA Novos Rumos, que é focada no protagonismo do estudante e reconhece as vivências e trajetórias dos jovens e adultos. Além disso, a proposta busca valorizar e promover o engajamento dos profissionais. Ao longo do último ano, muitas ações foram consolidadas e refletiram positivamente na oferta do ensino, dentre elas, diversas formações direcionadas aos profissionais que atuam na modalidade.
Veja também: IFSULDEMINAS tem vagas abertas em Cursos Gratuitos de Especialização EAD na área de Educação
Fonte: Secretaria da Educação de MG