Trilhas de Futuro Educadores: inscrições em cursos gratuitos de especialização, mestrado e doutorado terminam hoje

O Trilhas de Futuro Educadores estendeu o período de inscrições até esta terça (4), veja como se inscrever nos cursos gratuitos de especialização, mestrado e doutorado.

Última chance: estão abertas até esta terça-feira, 4 de julho, as inscrições para os cursos da segunda edição do Trilhas de Futuro Educadores, maior projeto de formação continuada já oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). São ofertadas mais de 6 mil vagas para cursos gratuitos de especialização, mestrado e doutorado, em 45 instituições de ensino. Os interessados têm até 30 de junho para se inscreverem.

Publicidade

A oportunidade é voltada a todos os servidores da SEE/MG, efetivos ou contratados, lotados no Órgão Central, nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) ou em entidades vinculadas à Secretaria de Educação. 

O Trilhas de Futuro Educadores é a maior iniciativa de formação continuada já realizada em Minas Gerais e no Brasil. Nesta edição trazemos um avanço importante, que é também contemplar os servidores da Educação que não são efetivos. Além de ser uma possibilidade de evolução na carreira dos servidores, também é um projeto que representará melhoria na qualidade de ensino para os estudantes mineiros“, afirma o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

O investimento do Governo de Minas nessa nova etapa é de R$ 86 milhões. Serão ofertadas 6 mil vagas para cursos de aperfeiçoamento, 528 para mestrado e 27 para doutorado, em 45 instituições de ensino. O período de inscrição vai até 30 de junho. 

Para se candidatar aos cursos de stricto sensu, é necessário que o servidor seja efetivo e estável na Secretaria — quem já concluiu o estágio probatório. Já para as vagas nos cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional, podem se candidatar servidores públicos efetivos, contratados e convocados para o exercício de função pública, e de recrutamento amplo. Os cursos de aperfeiçoamento serão ofertados à distância e os cursos stricto sensu serão ofertados conforme a programação da instituição.

Inscrições para os cursos do Trilhas de Futuro Educadores

Publicidade

Os servidores interessados devem acessar o site do Trilhas de Futuro Educadores, no período de 15 a 30 de junho, preencher integralmente a ficha de inscrição e definir o nível, a modalidade e o curso desejado. Haverá um passo a passo orientando o candidato sobre o processo.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher apenas um tipo de modalidade: aperfeiçoamento ou stricto sensu. Para os cursos de aperfeiçoamento, os servidores poderão se inscrever em até três temáticas de interesse em duas instituições, por ordem de prioridade. Já para os cursos de stricto sensu, poderão se inscrever em quantos quiser. 

Após a inscrição, o candidato a um curso de aperfeiçoamento deverá aguardar até o dia 12 de julho para conferir o resultado, que será divulgado no mesmo site onde foi feita a inscrição. Os servidores que conquistarem as vagas também receberão um e-mail com a confirmação da alocação. 

O servidor classificado e alocado em alguma das vagas do projeto deverá procurar a instituição de ensino superior para fazer a matrícula, no período de 12 a 28 de julho. É importante frisar que os candidatos dos cursos de pós-graduação stricto sensu farão a inscrição online no site do Projeto Trilhas, mas também deverão se inscrever para o processo seletivo da instituição escolhida, conforme edital próprio. 

Publicidade

Para mais informações, acesse https://trilhaseducadores.mg.gov.br/.

Atualmente mais de 6 mil servidores já estão em formação 

A atual gestão vem investindo de maneira significativa em ações estratégicas, de forma contínua, para valorização dos profissionais e servidores da Educação. Atualmente, mais de 6,5 mil servidores da Educação estão matriculados em cursos lato sensu e em formações stricto sensu, ofertados gratuitamente.

O programa foi instituído e normatizado pela Resolução SEE nº 4.697 e Resolução SEE nº 4.3834 e oferece cursos de pós-graduação nas modalidades de aperfeiçoamento, lato sensu (especialização/MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado) em instituições de ensino superior do país inteiro, credenciadas pela SEE/MG no projeto. 

Trilhas do Futuro Educadores

O Trilhas de Futuro Educadores, programa da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) que oferece cursos gratuitos de aperfeiçoamento, mestrado e doutorado a servidores da Educação, tem feito a diferença na vida pessoal e profissional dos participantes, além de contribuir para o desenvolvimento da carreira dos servidores. A iniciativa, que vem ampliando o conhecimento e transformando a qualidade da educação mineira, está com inscrições abertas até esta terça-feira (4/7). 

Publicidade

A professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Paulo das Graças da Silva, em Belo Horizonte, Raquel Vidal, afirma que sua participação no mestrado em Gestão da Inovação em Administração, na UniHorizontes, por meio da primeira edição do Trilhas de Futuro Educadores, ampliou sua visão como docente e tem agregado muito para a vida profissional e pessoal dela. “As formações têm me ajudado muito na visão da gestão profissão e da minha atuação na sala de aula. Isso acaba sendo inovador para as aulas e para os estudantes também”, comenta. 

Atualmente, mais de 6,5 mil servidores da Educação estão matriculados em cursos lato sensu e em formações stricto sensu, ofertados gratuitamente pelo Trilhas de Futuro Educadores. O objetivo é, além de auxiliar no aperfeiçoamento dos profissionais, fomentar a qualidade do ensino da rede estadual de Minas Gerais.

Raquel afirma que o Trilhas foi uma oportunidade ótima, não apenas para aperfeiçoar o conhecimento, mas também para motivá-la e dar ânimo para a atuação dela como professora. “Pelo curso ser da área da administração, a gente começa ter outros olhares e abre nossa mente para várias coisas. Eu vejo o Trilhas como uma oportunidade que se abriu de forma democrática. E eu fui, acreditei e está agregando muito na minha vida”, destaca a docente. 

Oportunidade para aperfeiçoar processos 

A diretora da Escola Estadual Cerrado do Rosário, em Itumirim, Cibele Souza, que cursa a pós-graduação em Gestão Educacional no Instituto Federal do Sul de Minas, destaca que a formação tem ajudado na sua atuação como gestora escolar, auxiliando-a na promoção de estratégias para extrair o melhor da equipe. “Na minha avaliação, é um curso excelente, principalmente pensando na minha prática enquanto gestora. É uma oportunidade incalculável e que, de fato, vai influenciar positivamente nas nossas ações”, pontua. 

Publicidade

Como a gente trabalha com pessoas, a gente precisa observar o que cada um tem de melhor para oferecer, e esse curso me ajudou a ter esse olhar mais apurado em relação às habilidades dos profissionais que trabalham comigo”, frisa a diretora, que está no final do curso e já planeja ingressar em outras capacitações do Trilhas. 

Ainda dá tempo de se inscrever na segunda edição para os cursos gratuitos de esepcialização, mestrado doutorado 

As inscrições para a segunda edição do programa foram prorrogadas e se encerram nesta terça-feira (04/07). Estão sendo ofertadas 6 mil vagas para cursos de aperfeiçoamento, 528 para mestrado e 120 para doutorado, em 45 instituições credenciadas. Um investimento de cerca de R$ 86,1 milhões do Governo de Minas para a formação continuada dos servidores da SEE/MG. 

Os interessados devem acessar o site do Trilhas de Futuro Educadores, preencher integralmente a ficha de inscrição e definir o nível, a modalidade e o curso desejado. Haverá um passo a passo orientando o candidato sobre o processo.

Para se candidatar aos cursos de stricto sensu, é necessário que o servidor seja  efetivo e estável na Secretaria — quem já concluiu o estágio probatório. Já para as vagas nos cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional, podem se candidatar servidores públicos efetivos, contratados e convocados para o exercício de função pública, e de  recrutamento amplo. Os cursos de aperfeiçoamento serão ofertados à distância e os cursos stricto sensu serão ofertados de acordo com a programação da instituição.

Veja também:

Publicidade