Veja o que funciona durante o Carnaval 2021 em Varginha

sede
Foto de Beto Menali

Saiba como ficará o funcionamento do comércio, bancos, shopping e bares em Varginha no Carnaval 2021.

O Carnaval em 2021, está praticamente “cancelado” em Varginha e em todo o estado. Devido à pandemia e visando a diminuição de casos do coronavírus.

Veja como funcionará os principais serviços durante o período do Carnaval:

Comércio

Na semana de Carnaval em 2021, que ocorre nos dias 15, 16 e 17 (Quarta-feira de Cinzas), o comércio abrirá normalmente em Varginha, ou seja, não será ponto facultativo durante o Carnaval.

A decisão conjunta foi tomada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Varginha (Sindvar), o Sindicato dos Empregados do Comércio de Varginha e Região (Sindcomerciários) e a Associação Comercial e Industrial de Varginha (ACIV).

A ação tem o objetivo de evitar aglomerações e frear o aumento da Covid-19. Com o relaxamento durante as festividades de fim de ano houve um aumento de mais de 100% no número de casos positivo de coronavírus em Varginha, em relação a dezembro e o número de óbitos também foi considerável: 22 mortes decorrentes da Covid-19.

“O cenário atual mostra claramente que a desobediência ao uso de máscaras e aglomerações teve um efeito muito prejudicial. Estamos colhendo os frutos da irresponsabilidade e falta de cuidados dos cidadãos e nos sentimos na obrigação de uma atitude mais enérgica. Sabemos que o Carnaval é aguardado com expectativa, mas as pessoas precisam se lembrar que estamos vivendo um momento atípico com a pandemia e, para melhorar a situação, todos temos que fazer sacrifícios”, explica Aureliano Zanon Alves, presidente do Sindvar.

Compensação das horas trabalhadas

Haverá compensações por conta do recesso cancelado. Para a segunda-feira (15), haverá concessão de uma folga a ser tirada em até 120 dias. Para a terça-feira (16), uma folga em até 90 dias; e para a quarta-feira (17), concessão de duas (2) horas de folga em até 90 dias. As folgas deverão ser negociadas entre patrões e colaboradores.

Órgãos Públicos

A Prefeitura Municipal de Varginha comunicou na última sexta-feira (05) um novo decreto que suspendeu os pontos facultativos do Carnaval 2021.

Governo de Minas Gerais também publicou o cancelamento do ponto facultativo no carnaval em todo o estado, assim, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro haverá expediente regular no Estado.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) afirmou, na última sexta-feira (05), que o feriado está mantido nos dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, portanto não haverá atendimento ao público nas agências bancárias nestas datas.

Já no dia 17 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, haverá expediente, a partir das 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. Nos locais em que os bancos fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento, de acordo com a FEBRABAN.

Shopping

O Via Café Garden Shopping funcionará em horário diferenciado entre os dias 13 e 17. Veja os horários:

  • Sábado (13) – 10h às 22h
  • Domingo (14), segunda-feira (15) e terça-feira (16) – lojas das 13h às 19h / alimentação das 11h às 22h
  • Quarta-feira de Cinzas (17) – lojas e alimentação das 12h às 22h

Correios

Os Correios funcionam normalmente na manhã de sábado (13) e retornam apenas na Quarta-feira de Cinzas às
14h.

Bares

Os bares estão autorizados a funcionar na cidade de acordo com o último decreto assinado e divulgado pela Prefeitura, até às 23h, seguindo as regras sanitárias. Os empresários esperam aumentar o faturamento durante os dias do Carnaval, seguindo todas as regras sanitárias para abertura, visando deixar para trás os danos causados, segundo eles, pelos decretos que diminuíram o horário de funcionamento da categoria.

Parques

A Prefeitura de Varginha informa que os Parques Municipais Centenário e Novo Horizonte vão abrir sábado, domingo e terça-feira de Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas, das 7h às 17h. Estarão fechados na segunda-feira para manutenção como de costume.

Justiça

Permanece sem funcionamento, apenas com os plantões. A OAB Varginha confirmou feriado entre os dias 15 e 17 de fevereiro, retornando dia 18.

Cidades da Região

Depois que o Governo de Minas informaou que o Carnaval não será ponto facultativo para o funcionalismo estadual, várias cidades do Sul de MG também anunciaram a mesma medida. Varginha é uma das cidades onde haverá expediente regularmente.

A decisão de não dar ponto facultativo ocorreu por conta do aumento de casos no início deste ano na região. O Sul de Minas fechou janeiro com os números mais críticos de contaminações e mortes desde o início da pandemia.

Cidades da região que retiraram o ponto facultativo:

  • Alfenas
  • Boa Esperança
  • Brazópolis
  • Cana Verde
  • Camanducaia
  • Muzambinho
  • Poços de Caldas
  • Santa Rita do Sapucaí
  • Varginha

Em Brazópolis (MG) e Cabo Verde (MG) será ponto facultativo na Quarta-Feira de Cinzas, no dia 17 de fevereiro.


Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!


1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome