Saiba como assistir a Coletiva de Imprensa
da Prefeitura de Varginha.
Nesta segunda-feira, 29, a Prefeitura convocou a imprensa para uma entrevista coletiva, que acontecerá às 17h e poderá ser acompanhada pelo Facebook do Varginha Digital, neste link.
A pauta da coletiva não foi divulgada, mas possivelmente será sobre a ação civil movida pelo Estado de Minas Gerais contra Varginha, para obrigar a cidade a seguir os protocolos da Onda Roxa.
Entenda o caso
O Prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo afirmou, em entrevista coletiva no dia 16 de março, que a cidade não iria aderir à onda roxa e que a administração municipal classificava a obrigatoriedade de adesão inconstitucional.
No dia 25 de março o Governo de Minas entrou com uma ação civil pública contra a Prefeitura de Varginha. A ação pedia para que o município seguisse a onda roxa do programa Minas Consciente, sob multa diária de R$ 500 mil se a determinação não fosse seguida.
Em coletiva de imprensa no mesmo dia, o Procurador do Município, Evandro Marcelo dos Santos, afirmou que a Prefeitura já tinha apresentado a defesa e que a decisão cabia ao poder judiciário.
“Se o poder judiciário entender que Varginha deve entrar na onda roxa, o município de Varginha imediatamente atende a decisão, já é uma determinação do prefeito, porque o município cumpre a lei e segue o que a justiça determinar. Agora se por ventura o judiciário também negar o pedido de tutela de liminar do Estado, que também é uma possibilidade e é nisso que nós acreditamos, a nossa sustentação vai nesse sentido, o município fará da forma que vem fazendo”, explicou Santos.
Na noite desta sexta-feira, 26, a justiça negou a ação do Governo de Minas contra Varginha. A decisão foi do juiz Wagner Aristides Machado da Silva Pereira. Agora com a nova decisão da justiça, Varginha é obrigada a aderir à onda roxa sob pena de multa.
A prefeitura de Varginha pode recorrer da decisão.
Onda Roxa
A onda roxa do Minas Consciente foi criada para restabelecer a capacidade de assistência dos municípios por causa da piora nos índices da pandemia e aumento da taxa de ocupação hospitalar. A fase mais restritiva do plano, de retomada gradual e segura das atividades em que só ficam permitidos serviços essenciais, segue até o dia até o fim da Semana Santa, no dia 4 de abril.
Veja neste link quais são as atividades consideradas essenciais.
Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.
Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!