Inscrições em 45 Cursos Técnicos Gratuitos do IFSULDEMINAS terminam nesta sexta

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para ingresso nos Cursos Técnicos Gratuitos do IFSULDEMINAS com início em 2023.

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está com inscrições abertas no Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos Técnicos Gratuitos com início no 1º Semestre de 2023.

Publicidade

Os cursos são divididos em duas categorias que são:

  • Cursos Técnicos Integrados: Para candidatos que já tenham concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula)
    1280 vagas em 26 cursos
  • Cursos Técnicos Subsequentes: Para candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio até a data da matrícula e candidatos com mais de 18 anos e menos de 22 anos (exclusivo para o curso Técnico em Química pelo Programa Jovem Aprendiz).
    645 vagas para o subsequente (após o Ensino Médio) e 35 para Especialização Técnica (19 cursos)

Cursos Técnicos Integrados

Quem pode se inscrever: candidatos que já tenham concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula.

Todos os 26 cursos ofertados são gratuitos!

Número total de vagas: são 1280 vagas para o ensino integrado (durante o Ensino Médio), sendo que metade delas são reservadas para as vagas de Ações Afirmativas e para Pessoas com Deficiência

Confira abaixo o quadro de vagas completo de cada unidade do IFSULDEMINAS:

Publicidade

 Quadro de vagas de cada unidade do IFSULDEMINAS - Cursos Técnicos Integrados
 Quadro de vagas de cada unidade do IFSULDEMINAS – Cursos Técnicos Integrados

Onde estudar: unidades de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações.

Modalidade: cursos presenciais

Período de inscrição: 12 de setembro a 11 de novembro de 2022

Inscrições: O valor da inscrição é de R$ 20,00. Mas, há a possibilidade da inscrição ser gratuita, conforme os requisitos apresentados no item 6 do edital.

Publicidade

Informações complementares: o candidato pode pedir, na hora da inscrição, atendimento especializado, específico e pelo Nome Social (itens 11 e 7 do edital) e o candidato pode pedir, na hora da inscrição, para morar na residência estudantil (apenas dos Campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho). A seleção das vagas é feita pelo próprio campus, posteriormente (item 20 do edital).

Como é a seleção para estudar nos cursos integrados do IFSULDEMINAS:

Realização de prova presencial

  • Data da prova: 11/12/2022 – das 8h45 a 12h45
  • Conteúdo da prova: questões de múltipla escolha das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática de acordo com conteúdos do Ensino Fundamental

Recurso: o prazo para interposição de recurso é de 48 horas após a publicação do resultado do qual se deseja recorrer (item 16 do edital) e o recurso deve ser encaminhado por e-mail para o endereço [email protected], com a documentação e o formulário do Anexo IX, em arquivo único, no formato PDF.

Resultados: 

Publicidade

  • Classificado – candidato pode fazer matrícula
  • Aguardando vaga – candidato deve aguardar nova chamada de matrícula, mas não há garantia de vaga
  • Desclassificado – candidato não passou na seleção

Solicitação de matrícula: os candidatos que aparecerem na lista do resultado da seleção como classificados precisarão enviar pelo portal Gov.br algumas documentações para realizar a matrícula (item 17 do edital); para aqueles que concorrerem pelas vagas destinadas às Ações Afirmativas ou às Pessoas com Deficiência, é preciso enviar documentação específica para comprovar os requisitos ou a deficiência (itens 2 e 3 do edital); e candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar (item 18 do edital).

Links para Edital e Inscrições:


Cursos Técnicos Subsequentes

Quem pode se inscrever: candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio até a data da matrícula (cursos subsequentes – item 4 do edital) e candidatos com mais de 18 anos e menos de 22 anos (exclusivo para o curso Técnico em Química pelo Programa Jovem Aprendiz).

Todos os 19 cursos ofertados são gratuitos!

Número total de vagas: são 645 para o subsequente (após o Ensino Médio) e 35 para Especialização Técnica (após o Ensino Médio), sendo que metade das vagas são reservadas para as Ações Afirmativas e para Pessoas com Deficiência.

Publicidade

Confira aqui o quadro de vagas completo dos cursos por unidade do IFSULDEMINAS:

 Quadro de vagas de cada unidade do IFSULDEMINAS - Cursos Técnicos Subsequentes
 Quadro de vagas de cada unidade do IFSULDEMINAS – Cursos Técnicos Subsequentes

Onde estudar: unidades de Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações.

Modalidade: todos os cursos são presenciais.

Período de inscrição: 12 de setembro a 11 de novembro de 2022.

Informações complementares: o candidato pode pedir, na hora da inscrição, a utilização do Nome Social (item 6 do edital) e o candidato pode pedir, na hora da inscrição, para morar na residência estudantil (apenas dos Campi Machado e Muzambinho). A seleção das vagas é feita pelo próprio campus, posteriormente (item 15 do edital).

Como é a seleção para estudar no IFSULDEMINAS:

Nos cursos técnicos subsequentes – análise do histórico escolar (das notas obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática dos 1º e 2º anos do Ensino Médio, contidas no histórico escolar ou na declaração comprobatória – item 8 do edital).

Recurso: o prazo para interposição de recurso é de 48 horas após a publicação do resultado do qual se deseja recorrer (item 11 do edital). O recurso deve ser encaminhado por e-mail para o endereço [email protected], com a documentação e o formulário do Anexo IX, em arquivo único, no formato PDF.

Resultados: 

  • Classificado – candidato pode fazer matrícula
  • Aguardando vaga – candidato deve aguardar nova chamada de matrícula, mas não há garantia de vaga
  • Desclassificado – candidato não passou na seleção

Solicitação de matrícula: os candidatos que aparecerem na lista do resultado da seleção como ‘classificados’ precisarão enviar pelo portal Gov.br algumas documentações para realizar a matrícula (item 12 do edital); para aqueles que concorrerem pelas vagas destinadas às Ações Afirmativas ou às Pessoas com Deficiência, é preciso enviar documentação específica para comprovar os requisitos ou a deficiência (itens 2 e 3 do edital); e candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar (item 13 do edital).

Publicidade

Links para Edital e Inscrições:

Atendimento ao candidato: [email protected].