Inscrições em 39 Cursos Superiores Gratuitos no Sul de Minas terminam nesta sexta

As inscrições para o processo seletivo de ingresso nos cursos superiores gratuitos do IFSULDEMINAS no 1º Semestre de 2023 terminam nesta sexta (11).

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de ingresso nos Cursos Superiores com início no 1º semestre de 2023. São 39 cursos ofertados no total, todos gratuitos.

Publicidade

Quem pode se inscrever: candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio até a data de matrícula.

Confira aqui o quadro de vagas completo dos cursos por unidade do IFSULDEMINAS:

Quadro de vagas por unidades do IFSULDEMINAS
Quadro de vagas por unidades do IFSULDEMINAS

Número total de vagas: são 1605 vagas (por este edital e pelo SiSU), sendo que metade das vagas são reservadas para as Ações Afirmativas e para Pessoas com Deficiência.

Onde estudar: unidades de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre; além dos polos de ensino a distância de Muzambinho.

Modalidades: há cursos presenciais e a distância (EaD).

Publicidade

Período de inscrição: 12 de setembro a 11 de novembro de 2022

O valor da inscrição é de R$ 40,00. Mas, há a possibilidade da inscrição ser gratuita, se o candidato atender os requisitos apresentados no item 6 do edital.

Informações complementares: o candidato pode pedir, na hora da inscrição, atendimento especializado, específico e pelo Nome Social (itens 7 e 11 do edital) o candidato pode pedir, na hora da inscrição, para morar na residência estudantil (apenas dos Campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho). A seleção das vagas é feita pelo próprio campus, posteriormente (item 21 do edital).

Como acontece a seleção para estudar no IFSULDEMINAS:

Publicidade

Opção 1 – utilização da nota do ENEM, sendo válidas as notas obtidas nas edições 2015 a  2021

Opção 2 – realização de prova presencial

  • Data da prova: 11/12/2022 – das 8h45 às 12h45
  • Conteúdo da prova: item 12 do edital

Recurso: o prazo para interposição de recurso é de 48 horas após a publicação do resultado do qual se deseja recorrer (item 12 do edital). O recurso deve ser encaminhado por e-mail para o endereço [email protected], com a documentação e o formulário do Anexo VII, em arquivo único, no formato PDF.

Resultados: 

  • Classificado – candidato pode fazer matrícula
  • Aguardando vaga – candidato excedente deve aguardar nova chamada de matrícula, mas não há garantia de vaga
  • Desclassificado – candidato não passou na seleção

Solicitação de matrícula: os candidatos que aparecerem na lista do resultado da seleção como classificados precisarão enviar pelo portal Gov.br algumas documentações para realizar a matrícula (item 18 do edital). Para aqueles que concorrerem pelas vagas destinadas às Ações Afirmativas ou às Pessoas com Deficiência, é preciso enviar documentação específica para comprovar os requisitos ou a deficiência (item 2 e 3 do edital). Candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar (item 19 do edital).

Publicidade

Links para Edital e Inscrições

Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Veja também: