Veja as propostas dos candidatos a prefeito para a educação em Varginha

Escola
Foto: Rafael Fernandes

Confira o que os candidatos disseram ao Varginha Digital sobre a educação em Varginha.

No final de outubro o Varginha Digital fez uma rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito de Varginha. Veja os principais pontos das entrevistas, para ajudar você, eleitor varginhense, a escolher o candidato com as melhores propostas, que fazem sentido para sua realidade. Nesta matéria vamos apresentar quais são as propostas dos candidatos a prefeito para a educação em Varginha.

Confira as respostas.

Demétrio Junqueira – 18

demétrio 18

Como funcionaria o Programa Cidade Educadora?

O “Cidade Educadora” parte do entendimento de Varginha como uma cidade dividida em territórios potencialmente educativos. Queremos o conteúdo escolar mais incorporado à realidade das escolas, suas respectivas comunidades e consequentemente de seus estudantes. A função do programa é garantir que isso aconteça, fazendo com que as escolas municipais tenham mais recursos e condições de realizar atividades extraclasse, como passeios, pesquisas e visitas.

Veja a entrevista completa neste link.


Jonas Loureiro – 65

Jonas Loureiro e Élida

Uma de suas propostas é implementar o período integral para todas as escolas municipais. Caso seja eleito, como pretende colocar em prática?

São cerca de 30 escolas municipais em Varginha, e todas passarão a contar com o regime integral, onde o aluno terá aulas complementares de artes, música, teatro e até ensino profissionalizante. Para tal, vamos aumentar o quadro de professores através de concurso público, além de valorizar o profissional que já atua no sistema de ensino municipal, dando oportunidades para que ele consiga mais aulas no período. Parcerias com empresas, conservatório estadual, grupos de teatro e artes serão parte importante do processo.

Veja a entrevista completa neste link


Maria da Penha – 50

Maria da Penha PSol

Uma de suas propostas é manter o ensino fundamental II na rede municipal. Por que acha isso importante?

O Fundamental II é o ensino de 6º ao 9º anos. A legislação permite parceria entre Estado e Município para o oferecimento dessa etapa de ensino. O que a Prefeitura fez nas últimas administrações foi fechar essas escolas sem nenhuma consulta à comunidade. Os discentes foram transferidos para bairros distantes. Nós vamos anular essa política e manter as escolas de Fundamental II em funcionamento.

Veja a entrevista completa neste link.


Rogério Bueno – 40

Rogério Bueno PSB

No seu plano de governo há várias ações focadas na educação infantil. Por que esta atenção para os alunos de 0 a 3 anos?

Nós partimos do princípio que não podemos permitir que as crianças iniciem a vida já tendo um direito negado. Vaga em Centro de Educação Infantil é um direito da criança. Se o poder público nega isso, que direito temos de esperar que sejam cidadãos melhores amanhã. Essa é a fase de extrema potencialidade de aprendizagem, é a fase em que se abrem portas e janelas para um futuro melhor. Não temos direito de negar isso a nossas crianças. Por isso temos o compromisso de zerar essa vergonhosa fila de espera.

Veja a entrevista completa neste link


Vérdi Lúcio – 70

Verdi Lúcio

Em seu plano de governo, uma das propostas é diminuir a evasão escolar modernizando o sistema educacional e ampliando sua qualidade. Como isso seria feito?

Oferecendo aos alunos ainda mais recursos de aprendizado, tais como: cursos de inglês, informática, além do foco na inovação e no empreendedorismo, principalmente para os alunos de 6º ao 9º ano. Incentivar uma Educação empreendedora é empoderar nossos alunos e gerar valor para toda a vida.

Veja a entrevista completa neste link.


Zacarias Piva – 17

Zacarias Piva e Vismário

Uma de suas propostas é a inserção da Ciência e da Tecnologia na Política Pública Municipal de Educação, por que fazer essa ação?

Estudos apontam que nos próximos dez anos, haverá o surgimento e a consolidação de 30 novas ocupações ligadas a tecnologia. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 75 milhões de empregos deixaram de existir e em contrapartida 133 milhões serão criados. Esses novos empregos estão diretamente ligados a tecnologia.

Por isso, a inserção da tecnologia no conteúdo básico do processo de ensino-aprendizado tem por objetivo fundamental habilitar os jovens para a nova realidade do mercado de trabalho, dando a eles mais oportunidade. Queremos construir a Varginha do futuro, a cidade promissora para os nossos filhos amanhã e para que isso aconteça, é necessário que a gente saia da nossa zona de conforto e busque as novidades que proporcionará essa Varginha forte que queremos construir. Um futuro promissor, é um futuro a altura de Varginha.

Veja a entrevista completa neste link.


O candidato Anderson Martins não respondeu às peguntas.

# educacao em Varginha

VEJA TUDO SOBRE AS ELEIÇÕES 2020 EM VARGINHA

Veja mais notícias sobre as Eleições 2020 aqui

Confira as entrevistas que os candidatos a prefeito concederam ao Varginha Digital

Veja a lista com os candidatos a vereador nas Eleições em Varginha

Veja as propostas dos candidatos a Prefeito de Varginha aqui

Acompanhe a Agenda dos Candidatos à Prefeitura de Varginha

As Eleições acontecem no dia 15 de novembro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome